Ricardo Costa participará do XVII CIAB

O artista plástico Ricardo Costa teve seu trabalho aprovado pelo conselho curador do Colege Arte e irá representar Dores do Indaiá no XVII CIAB – Circuito Internacional de Arte Brasileira, que acontecerá nos meses de setembro e outubro.

Cerca de 120 artistas de vários estados do Brasil terão seus trabalhos expostos em museus de Budapeste (Hungria) e em Haia e Amsterdã (Holanda). O encerramento do circuito será no Museu de Maringá, no Paraná (Brasil).

Confira as datas:
Budapeste: de 30 de agosto a 06 de setembro 
Haia: de 08 a 13 de setembro
Amsterdã: de 15 a 22 de setembro
Maringá: de 11 a 21 de outubro
            
O Colege Arte é um projeto de estímulo aos artistas brasileiros e é coordenado por Iolanda Gontijo, natural de Dores do Indaiá, terra natal de Ricardo Costa.

Como parte do regulamento, cada artista selecionado participará com duas obras (pintura ou escultura), que representem a religiosidade e o folclore brasileiros. Ricardo Costa criou duas obras exclusivas para o evento: Nossa Senhora grávida, esperando Jesus Cristo, e o Palhaço da Folia, ícone de uma das mais fortes e antigas tradições da cultura brasileira e dorense.

As obras foram feitas em cedro e coloridas com tintas naturais, feitas a partir de pedras do Rio Indaiá e do verdete.

Embora o regulamento permita a venda das obras, Ricardo Costa decidiu doá-las às embaixadas brasileiras dos países que receberão o XVII CIAB.

De acordo com Iolanda Gontijo, diretora do Colege Arte, “é com muito prazer e honra que levaremos o nome de Dores do Indaiá para o cenário internacional das artes plásticas, através deste grande artista que é Ricardo Costa”.